Rocks do meu <3 <3 <3 <3
hoje já dei algumas ideias para redecorar sua cozinha, já inspirei vcs com a música (TUDO) da Adele e agora depois da arrumação/trabalho, vou indicar um super livro que estou lendo e amando - O Império do Efêmero- A moda e seu destino nas sociedades modernas - Gilles Lipovetsky - o autor é um sociólogo francês que se tornou popular por abordar assuntos como consumo, moda e luxo como objetos de estudo em seus livros.
Retirei um trechinho para uma simplória reflexão.....
"...Com a moda, os seres não vão mais deixar de observar-se, de apreciar suas aparências recíprocas, de avaliar as nuanças da corte, de cores, de motivos de vestuário. Aparelho de gerar juízo estético e social, a moda favoreceu o olhar crítico mundano, estimulou as observações mais ou menos amenas sobre a elegância dos outros, foi um agente de autonomização do gosto, qualquer que seja, aliás, a amplitude das correntes miméticas que a sustentaram.
Mas a moda não foi somente um palco de apreciação do espetáculo dos outros; desencadeou, ao mesmo tempo, um investimento de si, uma auto-observação estética sem nenhum precedente. A moda tem ligação com o prazer de ver, mas também com o prazer de ser visto, de exibir-se ao olhar do outro. Se a moda, evidentemente, não cria de alto a baixo o narcisismo, o reproduz de maneira notável, faz dele uma estrutura constitutiva e permanente dos mundanos, encorajando-os a ocupar-se mais de sua representação-apresentação, a procurar a elegância, a graça, a originalidade. As variações incessantes da moda e o código da elegância convidam ao estudo de si mesmo, à adaptação a si das novidades, à preocupação com o próprio traje. A moda não permitiu unicamente exibir um vínculo de posição, de classe, de nação, mas foi um vetor de individualização narcísica, um instrumento de alargamento do culto estético do Eu, e isso no próprio coração de uma era aristocrática. Primeiro grande dispositivo a produzir social e regularmente a personalidade aparente, a moda estetizou e individualizou a vaidade humana, conseguiu fazer do superficial um instrumento de salvação, uma finalidade da existência..."
E ai rocks, gostaram??? Indiquem para nós os seus livros ;)
Bjs e jujubas :*
0 comentários:
Postar um comentário